quarta-feira, 25 de maio de 2011

Adultização

Em tempos onde nossas crianças são cada vez mais vítimas de adultos desequilibrados, precisamos observar com atenção o texto abaixo.



O comportamento amadurecido precocemente na infância, conhecido como adultização, apresenta duas faces de comportamento, podendo ser benéficas ou prejudiciais.
No desenvolvimento e no crescimento na fase infantil, se por um lado o comportamento amadurecido gera um adolescente bem situado e pronto para os desafios da vida, por outro o excesso do convívio infantil com os adultos pode furtar a fase lúdica, de extrema importância para o desenvolvimento, sem queimar as etapas naturais.
Fazendo parte da realidade brasileira, com renda percapita mais baixa que não tem acesso à educação, à cultura e ao lazer, fazem com que muitas crianças tenham que trabalhar precocemente para auxiliar a família, ou quando em muitas situações como fator único de geração de recursos para o sustento da casa, ou por imposição dos pais se vêem obrigadas a trabalhar. Muitas dessas crianças envolvem-se em uma vida marginal para sua própria sobrevivência ou por falta de orientação em relação aos princípios elementares do convívio em sociedade.
Na camada social de maior poder aquisitivo, muitos pais pensando em dar o melhor aos seus filhos, acreditando que estão fazendo o melhor por eles, muitas vezes sobrecarregam com responsabilidades e atividades ao longo do dia podendo até mesmo gerar uma carga excessiva para seus filhos. Essa sobrecarga gerada muitas vezes se transforma em ansiedade inclusive levando a um quadro de estresse. Essas tais atividades podem ser: cursos de inglês, informática, prática de esportes e tantas outras que, ao longo de doze horas que compõe o dia estão de alguma forma sobrecarregando nossas crianças.
Os pais, no exercício da responsabilidade com os filhos de educar e prepará-los para a vida, devem estabelecer critérios, mas também podem ser mais flexíveis e tolerantes.
As crianças estão se tornando pequenos adultos cada vez mais cedo, assumindo responsabilidades, participando diretamente dos problemas familiares, tais como a falta de dinheiro, o desemprego familiar, ausência dos pais em casa, a liberdade para navegar na internet, briga dos pais, nascimento de irmãos, mudanças de escola, morte na família, pais e professores estressados, etc...
Crianças com preocupações e comportamentos de adolescente, meninas frequentando spa, salão de beleza e preocupadas em fazer dietas, nos mostram que atualmente as proporções são exageradas, e com isso se transformando em pequenos estressados, onde deveriam dormir mais, brincar mais e se preocupar menos.
É importante que os pais, os professores observem bem as reações das crianças, para identificar uma criança estressada.
Deve haver um quadro sintomatológico que inclua alguns itens: pesadelos, hiperatividades, desatenção, apatia, dores musculares nas pernas, dor de barriga, inquietude, choro constante, medo, fobia, desobediência, dificuldade na escola e com os amigos. É importante observar se a criança mudou, se parece infeliz.
A criança precisa de disciplina, de limites, de atitudes coerentes, de paciência e não de gritos e maus tratos. Uma criança que perde a alegria da infância, corre o risco de se tornar um adulto estressado, vulnerável a tensões, fraco e sensível demais.
Uma criança estressada deve ser tratada com muita paciência, com poucas exigências, com muitas brincadeiras, passeios, caminhadas etc..
Deve-se investigar para saber o que poderia estar preocupando-a, deixando-a falar sem críticas e recriminações. O apoio é fundamental.


Alba Valéria Couto

Psicóloga Comportamental

Um comentário:

  1. Cara Pastora Flávia
    A matéria é bem oportuna já que a cada dia, inclusive dentro das igrejas, observamos que os pais estão menos abilidosos para lidar com novos desafios para criar filhos.

    Cada ser humano é um universo diferente, assim, o que funciona com uma criança pode não funcionar com outra. Faz-se necessário tempo e dedicação para criá-los.
    Marido

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