quarta-feira, 3 de março de 2010

O valor de ser especial

O texto abaixo é uma obra ligada à Psicologia Comportamental, elaborado por Alba Valéria Couto, uma de nossas colaboradoras.
Pra. Flávia Nogueira.

Ao longo das nossas vidas nos deparamos com muitas pessoas com as quais algumas convivemos, algumas conhecemos e outras nos relacionamos. Dentre elas encontramos pessoas boas, algumas nem sempre boas e outras essencialmente más.
Fazem alguns dias, venho meditando no que significa ser uma pessoa Especial.
Especial em quê? Especial para quem? Como assim Especial?
Nos dias de hoje as pessoas não cultivam mais os seus sentimentos umas pelas outras, quer por amizade, quer por amor ou qualquer outro sentimento. Parece que estão sempre ocupadas demais, ou tem coisas mais importantes a fazer.
Ser uma pessoa Especial é valorizar conceitos éticos e morais na sua atividade profissional, na família, na sociedade, na vida.
Especial é aquilo que não é comum. É alguém em quem se pode confiar, que influencia pessoas de maneira positiva, que chama sobre si atenção e a responsabilidade, que é autêntica e verdadeira, que deixa em sua ausência, uma saudade muito presente e que desperta o desejo de estar com ela.
Uma pessoa assim sabe como cultivar suas amizades, pois sempre tem a palavra certa na hora certa, porque é sensata e equilibrada. Dentre as suas qualidades podemos destacar: Companheirismo, Comprometimento, Capacidade de enxergar além e ao mesmo tempo ser uma pessoa generosa. Tendo essas e tantas outras qualidades que ainda poderíamos citar, ela se apoia na simplicidade pois descobriu na humildade um caminho que lhe acrescenta sabedoria.
Especial não é ser somente financeiramente bem sucedido, não é estar em evidência nos meios de comunicação, nem tão pouco ser reconhecido nas suas conquistas e feitos. Especial não é se apaixonar por uma Top Model. Especial é se re-apaixonar por sua esposa ou marido 20 anos depois.
Especial também é aquele que doa o máximo, tendo às vezes somente o mínimo.
Na verdade Especial não é Ter e sim Ser.
O valor de ser especial significa respeitar seus próprios sentimentos e os sentimentos alheios, percebendo o que os outros não conseguem perceber.
É lutar pelo que se acredita.
É conviver com as diferenças enxergando a igualdade pelo fato de não ter pré-conceito.
É ter caráter e lealdade.
É ter prudência e sabedoria.
É ser agradecido por tudo.
É saber perdoar e relevar tendo atitudes nobres.
Cara leitora, gostaria de lhe aconselhar a olhar ao seu redor, atenta às pessoas que estão sendo especiais, e que por este motivo fazem a diferença.
Tenham como exemplo uma criança, que necessita de um modelo de conduta para se desenvolver.
Ela cresce imitando seus pais e isso começa logo cedo. Não vejo o menor problema nisto, se ela estiver imitando o que é bom, ou seja um bom modelo de conduta, até que forme o seu próprio caráter e personalidade, tornando-se ela mesma.
O Apóstolo Paulo dizia que era um imitador de Cristo por ser o Senhor Jesus um modelo de perfeição. Assim sendo, devemos imitá-lo pois nele está presente a essência do que é ser ESPECIAL.

Alba Valéria Couto
Psicóloga Comportamental
Cerimonialista e Produtora de Eventos
Tel.:(2l) 27l0-7793/ 9446-0l68 / e-mail : valeria.couto@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails