segunda-feira, 2 de agosto de 2010



Há quem diga que o Cristão deve ser completamente livre dos percalços que assolam o resto dos mortais. Se, acaso, for acometido de alguma enfermidade, provação, desafio, afronta ou coisa do tipo, é porque deve estar em pecado, como se essa fosse a explicação mais sólida para tais momentos.

Quantos de nós já não nos deparamos com essa realidade?

Vezes na condição ativa, ou seja, julgando alguém que está em tal condição, vezes na condição passiva, ou seja, sofrendo o peso de ser julgado pelo meio no qual estamos inseridos.

Desejo meditar com você, leitor, a respeito de um enorme engano que tem se estabelecido dentro das comunidades cristãs, com o firme propósito de segregar o corpo do Salvador.



Sabemos que há discursos, antibíblicos é bom registrar, que prezam em informar que o Evangelho de Cristo não é outro senão aquele que nos alça à condição de inabaláveis, imbatíveis, intocáveis ...

Não estou em desacordo com tal visão, desde que a mesma seja permeada com a Verdade da Palavra que nos garante que em Cristo somos sim mais que vencedores, porém, enquanto habitarmos “o corpo dessa morte” estaremos sujeitos a momentos de aflição, como o próprio Senhor Jesus nos advertiu: João 16:33b – “No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.”.

Estou em acordo com tal visão desde que ao exemplo do Apóstolo Paulo seja emprestado o devido valor. Homem de Deus, que nem por isso foi isentado das angústias, dos açoites, das provações que essa vida nos impõem, ao ponto de declarar que carregava em seu próprio corpo as marcas de Cristo, referindo-se as marcas carnais provenientes das feridas deixadas pelas chicotadas, pelas algemas e grilhões pelos quais foi preso (Galátas 6:17).

Equivocadamente, o Corpo do Salvador tem recebido uma enxurrada de palavras que, na essência, adulteram o Evangelho de Cristo, ao massificar a ideia de que há uma necessidade imperativa da igreja triunfar sobre todas as coisas e de conquistar. Parecendo ser uma ORDEM contida na Palavra – IDE E TRIUNFAI SOBRE TODAS AS COISAS!

Onde ficaria o IDE E PREGAI O EVANGELHO?

Mas não é esse o foco nesse momento.



O foco é pensarmos que quando a igreja é convencida de que sobre ela pesa uma sentença de que DEVE triunfar (materialmente falando), ela passa a, involuntariamente, rejeitar qualquer exemplo que fuja desse protótipo, pois o modelo que retrata a abundância da vida de Cristo em uma pessoa é aquele do vencedor, do irmão de carro zero, de casa nova, da irmã de cabelos alisados com a química mais moderna (e cara), e por ai vai...



Tal raciocínio parece inofensivo, mas a longo prazo torna praticamente inviável a UNIDADE DO CORPO DE CRISTO, porque, na verdade, não existe possibilidade de desenvolver um saudável relacionamento entre irmãos que olham entre si e “medem” o quanto de Deus há no outro pela aparência vitoriosa que demonstram.



Quantos entre nós, para serem considerados assim, estão devendo a bancos, financeiras e não sabem como se liberar de tamanho embaraço? E o mais grave. Ao invés de receberem a Palavra que liberta da escravidão e do julgo, ao chegarem em suas distintas denominações, na hora célebre da ministração da palavra de Deus percebem que são realmente MISERÁVEIS pois não conseguem TRIUNFAR sem dever às instituições financeiras.



QUE EVANGELHO É ESSE?

QUE OPRIME. QUE DIVIDE. QUE MATA!



A divisão do Corpo está tão aparente que vemos comunidades extremamente fechadas dentro de si mesmas. São igrejas dentro de igrejas. Ou seja, um povo que se acha acima do bem e do mal que não se comunica com os pecadores (entenda-se pecadores aqueles que não pertencem ao mesmo nível sócio-econômico deles), mas que erguem juntos as mãos no momento do louvor, que compartilham da mesma Ceia, que congregam na mesma casa de oração.



A única resposta que parece racional diante de tudo isso é resgatar a simplicidade do Evangelho do Senhor. Voltar os olhos aos ensinamentos de Jesus que nos foram dados através de homens simples mas, verdadeiramente, cheios da presença e da glória do Senhor, que não tiveram suas vidas por preciosas, mas entregaram-nas pela causa do Evangelho.



Em diversos momentos, a Bíblia nos convida a viver um Evangelho de amor ao próximo (I João 3:10), de compartilhar as aflições (Gálatas 6:2), de ajuda mútua (Atos 2:45) para, em unidade, servirmos e adorarmos ao Senhor que nos libertou da condenação eterna. A alimentar o órfão e à viúva, a visitar ao encarcerado e ao enfermo, a vestir o nu, pois agindo assim estamos fazendo como se fosse ao próprio Senhor (Mateus 25:40).



Esse é o Evangelho que produz vida.



Finalizando:



1º - A você que está abastado materialmente, dê graças a Deus e tenha compaixão do irmão que está ao seu lado que, talvez, esteja nesse momento de provação, mas continua sendo seu irmão, que teve o mesmo sangue derramado na Cruz do Calvário para salvação dos pecados. Deixe de lado esse engano de pensar que você é mais amado, mais santo ou mais importante que o outro. Seja um instrumento para dizer ao próximo: “Anima-te, Deus é contigo”. Mas não diga somente com lábios, diga com atitude de compartilhar o pão, a roupa e o que mais for necessário e que esteja ao seu alcance fazer. Nunca perca seu tempo em pesquisar o motivo pelo qual o irmão está naquela condição.



2º - Do contrário, se neste exato momento você se encontra no vale da provação, anima o teu coração nas palavras fiéis do Senhor Jesus que nos asseguram que esse momento de provação irá produzir um peso eterno de glória, mas ainda nesta vida seus olhos verão o escape e o livramento do Senhor. Esse momento é passageiro e está servindo para lhe ensinar, moldar, edificar e confiar na provisão do Senhor. Tenha-o por precioso. Deleita-te no Senhor, e não se importe com as acusações, pois só acusa aquele que perdeu a visão de Reino de Deus.



3º - Você, Ministro de Deus, Líder na Casa do Senhor, abandona esse discurso hipócrita que, em resumo, prega um Jesus que não existiu:

Mateus 18: 6 e 7 – “Mas qualquer que fizer tropeçar um destes pequeninos que creem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma pedra de moinho, e se submergisse na profundeza do mar. Ai do mundo, por causa dos tropeços! pois é inevitável que venham; mas ai do homem por quem o tropeço vier!”

2 comentários:

  1. Estou passando por momentos de grandes provaçoes sou casada a 10anos ja fui traida uma vez da pior maneira e novamente descobri outra traiçao sou evangelica e ele nao e pra ajudar tenho que lidar com o vicio da bebida ,vivo com um homen de dupla personalidade quando esta bom e quando esta embriagado ainda gosto muito dele mas estou muito decepcionada com ,sempre faz promessas que vai mudar nao sei se quero continuar pagando preço me ajude me aconselhe e me ajude em oraçao A paz do senhor

    ResponderExcluir
  2. Querida irmã,somente hoje (17/07) consegui ler seu comentário e me comprometo a orar por sua vida, rogando ao Pai que lhe conceda a libertação completa de seu esposo.
    No entanto, minha amada, no blog tem meu e-mail e telefone, se desejar entre em contato e poderemos conversar mais e orarmos juntas, com o compromisso de sempre resguardar sua identidade.
    Mas desde já quero encorajá-la a não desanimar jamais. Creio que o Senhor irá lhe responder em breve. O Senhor nosso Deus é fiel e não desampara os seus.
    Que o texto de Obadias 1:17 te fortaleça.
    "Mas no monte de Sião haverá livramento, e ele será santo; e os da casa de Jacó possuirão as suas herdades."
    Você verá o livramento do Senhor e, certamente, possuirá suas herdades (sua porção, sua herança).
    Deus lhe conceda a petição do seu coração, lhe abençoando e fortalecendo. Em Cristo, Pra. Flávia.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails